Nosso História

Com o objetivo de discutir a comunicação em uma perspectiva democrática e educacional, é que nasceu o Instituto de Comunicação Popular Nós do Brejo entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, de caráter cultural e social, de gestão comunitária, com sede no Distrito de Brejo do Meio, Zona Rural, distante 20 km da sede do Município de Marabá-PA. Contamos ainda com um escritório de apoio em Marabá na Rua Pedro Fontenelle, 101, Bairro Cidade Nova e dois anexos, sendo um na Vila São José-km 08 e outro No Bairro Nossa senhora Aparecida.
Todas as ações, projetos, e programas do Instituto tem na educação popular proposta por Paulo Freire, sua principal ferramenta de formação, pois acreditamos que a educação e a comunicação popular são processos que envolvem reflexão, ação e a escuta pedagógica centralizada na vida.
Neste sentido, nosso fazer pedagógico pode ser traduzido através de práticas educativas que valorizem a autonomia dos sujeitos, que tenham a reflexão teórica como elemento estruturante da nossa ação, que aportem a criticidade, a alegria, a ousadia, a esperança e o questionamento cotidianamente e que tenham o diálogo como instrumento de comunicação.
Os projetos vão desde criação e gerenciamentos de meios de comunicação alternativos (mídias livres) a projetos de formação de crianças, adolescente, jovens e mulheres para produção de conteúdo educomunicativos, são desenvolvidos ainda projetos de esporte educacional, de saúde preventiva e educação popular que fortaleçam a luta pela efetivação dos direitos humanos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. As ações do Instituto Nós do Brejo são desenvolvidas junto a educadores, jornalista e comunidade no geral.
A partir de 2014 novas atividades foram formatadas e implantadas levando em conta as experiências adquiridas ao longo dos 12 anos de existência do Instituto. Passamos a desenvolver nossas atividades a partir núcleos de atuação, sendo eles: Núcleo de Comunicação e Cidadania; Núcleo de Esporte Educacional; Núcleo de Saúde e Bem-estar; Núcleo Capacitação Socioprofissional; Núcleo de Arte e Cultura. Em 2018 foi criado o Núcleo de estudos e pesquisa e em 2019 o Núcleo de Mulheres e Minorias

Verified by MonsterInsights